PROJETOS EM FASE DE CAPTAÇÃO DE RECURSOS & PARCEIR@S

- CYBER CAFÉ POPULAR DO SALÃO ABDIAS DO NASCIMENTO – mais que promover o acesso à Internet por parte de estudantes e profissionais de baixa renda, o CCP tem como objetivo ensiná-l@s a utilizar a tecnologia da informação. Inspirados na sede do brasileiro (e em especial o freqüentad@r da Lapa) por relações sociais e conhecimento, o programa vai oferecer acesso à Internet por 16 horas diárias e capacitar estudantes – e futuros estudantes – das Ciências da Tecnologia da Informação e de Comunicação para atuarem como Educadores e Monitores do uso da Rede de Informação de forma Sustentável, promovendo o diálogo, educação e inclusão além de acesso ao Ensino à Distância e participação em rede globais de Justiça Social.

- PRÉ-TÉCNICO ANDRÉ REBOUÇAS – tem como objetivo a preparação específica para o ingresso aos cursos das escolas técnicas, onde os negr@s e carentes tem dificuldade histórica de ingresso pela baixa qualidade das escolas públicas e pela impossibilidade de arcar com os custos dos cursos preparatórios particulares.

- ARCO AFROCULTURAL DA LAPA – É o Programa anual de eventos culturais do IPDH. Consiste em um conjunto de 5 projetos, que se realizam em épocas previamente programadas e já se constituem em uma tradição cultural. São os seguintes:

- MELANINA POÉTICA – capacitação, organização e ensaio de um grupo de 10 jovens para interpretar poemas e contos de escritores negros num espetáculo com duração de 30 minutos, visando divulgar a literatura negra nas entidades do Movimento Negro, escolas públicas, universidades, associações de moradores, nas atividades realizadas pelo IPDH em eventos do estado do Rio de Janeiro, durante seis meses consecutivos.

- SEMINÁRIO PSICANÁLISE E CULTURA NEGRA - das Caravelas e Tumbeiros ao Hip-Hop – seminário com duração de 5 dias, a partir da construção de um diálogo entre os saberes das escolas psicanalíticas e especialistas da cultura, focando as expressões culturais afro-brasileiras, particularmente as que se expressam na lapa e adjacências, a partir de ícones como Rosa Egipcíaca, Tia Ciata, Geraldo Pereira, Heitor dos Prazeres, Madame Satã. O seminário prevê, para sua edição de 2010, a edição de um livro com texto dos expositores e comentários sobre os debates.

- MOVIMENTO DE MULHERES NEGRAS E SEU IMPACTO POLÍTICO NO MOVIMENTO SOCIAL – seminário sobe as experiências e tendências do pensamento político, cultural,
econômico, social e comportamental das mulheres negras brasileiras, dirigentes de entidades do movimento social, que lutam de forma organizada ou independente, partindo de suas experiências e formulações, encaminhamentos e o impacto de suas práticas nos avanços dos movimentos negro e social.

- POLÊMICAS DE NOVEMBRO – seminário que tem por objetivo a reflexão e a discussão sobre temas recorrentes no cotidiano do Movimento Negro e do Movimento Social, e que não são aprofundados de forma sistêmica sob a visão de alguns dos seus principais atores, o que provoca um mal estar em torno de questões como a negação das religiões de matriz africana, a prática do aborto entre adolescentes negras, a presença de negros nos partidos políticos, a discriminação nas leis de incentivo à cultura, aspectos da sexualidade no movimento Negro.

- SALA DE LEITURA E PESQUISA TEMÁTICA LÉLIA GONZALEZ - é a instalação de uma biblioteca temática abrigando o acervo do IPDH e outras obras a serem adquiridas, incluindo obras literárias e científicas, para acesso a universitários e estudiosos dos assuntos étnicos. O projeto está orçado em R$ 87.238,00.